SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71“Os alunos teriam que estudar para poder comprar comida”: a escola guarani como necessidade, obrigação e direitoSIMON RODRÍGUEZ E BOLÍVAR: DUAS LEITURAS POLÍTICO-EDUCATIVAS PARA AMÉRICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

HOBOLD, EDISÉIA SUETHE FAUST  e  ROSA, JOSÉLIA EUZÉBIO DA. O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, e227158.  Epub 08-Nov-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227158.

Esta investigação foi desenvolvida no contexto da educação matemática, com base nos pressupostos da teoria histórico-cultural, com ênfase na obra de Davýdov, doutor em psicologia e seguidor de Vigotski. Davýdov coordenou o processo de elaboração de uma proposta para o ensino de matemática na Rússia e efetivou sua publicação por meio de livros didáticos e manuais de orientação ao professor. Esse material é a fonte de dados da pesquisa que consistem nas tarefas davydovianas e cujo objetivo se constitui em investigar o movimento conceitual impresso na proposição davydoviana para o ensino de tabuada por meio das ações de estudo. Os resultados indicam que a proposição do autor, para o ensino da tabuada, contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas no movimento que envolve o geral, universal, particular e singular no contexto de ações de estudo.

Palavras-chave : educação matemática; teoria histórico-cultural; Davýdov; proposição de ensino; tabuada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )