SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Digital literacy teachers of the 2nd and 3rd cycles of Viseu (Portugal) County schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

AZEVEDO, MARIA NIZETE DE  and  ABIB, MARIA LÚCIA VITAL DOS SANTOS. O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230002.  Epub Dec 05, 2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230002.

A linguagem como meio de comunicação social e como meio para ensinar e aprender é o pressuposto básico deste trabalho, cujo interesse é saber como professor e estudantes se comunicam e como se medeia a aprendizagem de conhecimentos científicos com crianças do primeiro ano de escolarização. Exploramos dados alçados de uma pesquisa mais ampla, que focalizou o processo formativo ocorrido em uma escola pública. A análise privilegia o movimento dialógico discursivo em aulas de ciências. Os resultados, analisados sob uma abordagem qualitativa, mostram como a professora mediatiza a comunicação e promove os primeiros passos para um processo de enculturação científica com a criação de contextos de aprendizagem linguísticos e não linguísticos. Os resultados ainda reafirmam a importância de se estudar a dialogia em aulas de ciências como meio para problematizar a aprendizagem do professor em relação aos modos como ele medeia a aprendizagem, o que pode contribuir com renovações para esse ensino.

Keywords : linguagem e comunicação em aulas de ciências; ensinar a falar ciências; ensino de ciências nos anos iniciais de escolarização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )