SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23PROFESORES DE ALFABETIZACIÓN DIGITAL DEL SEGUNDO Y TERCERO CICLOS DE LAS ESCUELAS DEL CONDADO DE VISEU (PORTUGAL) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

AZEVEDO, MARIA NIZETE DE  y  ABIB, MARIA LÚCIA VITAL DOS SANTOS. O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230002.  Epub 05-Dic-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230002.

A linguagem como meio de comunicação social e como meio para ensinar e aprender é o pressuposto básico deste trabalho, cujo interesse é saber como professor e estudantes se comunicam e como se medeia a aprendizagem de conhecimentos científicos com crianças do primeiro ano de escolarização. Exploramos dados alçados de uma pesquisa mais ampla, que focalizou o processo formativo ocorrido em uma escola pública. A análise privilegia o movimento dialógico discursivo em aulas de ciências. Os resultados, analisados sob uma abordagem qualitativa, mostram como a professora mediatiza a comunicação e promove os primeiros passos para um processo de enculturação científica com a criação de contextos de aprendizagem linguísticos e não linguísticos. Os resultados ainda reafirmam a importância de se estudar a dialogia em aulas de ciências como meio para problematizar a aprendizagem do professor em relação aos modos como ele medeia a aprendizagem, o que pode contribuir com renovações para esse ensino.

Palabras clave : linguagem e comunicação em aulas de ciências; ensinar a falar ciências; ensino de ciências nos anos iniciais de escolarização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )