SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23PROFESSORES DE ALFABETIZAÇÃO DIGITAL DOS 2º E 3º CICLOS DAS ESCOLAS DO CONDADO DE VISEU (PORTUGAL) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

AZEVEDO, MARIA NIZETE DE  e  ABIB, MARIA LÚCIA VITAL DOS SANTOS. O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230002.  Epub 05-Dez-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230002.

A linguagem como meio de comunicação social e como meio para ensinar e aprender é o pressuposto básico deste trabalho, cujo interesse é saber como professor e estudantes se comunicam e como se medeia a aprendizagem de conhecimentos científicos com crianças do primeiro ano de escolarização. Exploramos dados alçados de uma pesquisa mais ampla, que focalizou o processo formativo ocorrido em uma escola pública. A análise privilegia o movimento dialógico discursivo em aulas de ciências. Os resultados, analisados sob uma abordagem qualitativa, mostram como a professora mediatiza a comunicação e promove os primeiros passos para um processo de enculturação científica com a criação de contextos de aprendizagem linguísticos e não linguísticos. Os resultados ainda reafirmam a importância de se estudar a dialogia em aulas de ciências como meio para problematizar a aprendizagem do professor em relação aos modos como ele medeia a aprendizagem, o que pode contribuir com renovações para esse ensino.

Palavras-chave : linguagem e comunicação em aulas de ciências; ensinar a falar ciências; ensino de ciências nos anos iniciais de escolarização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )