SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23O arco-íris em foco: a linguagem como mediação do ensino e da aprendizagem sobre conhecimentos físicosO ensino por competências no México e o papel dos organismos internacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

LAGARTO, JOSÉ REIS  e  LOPES, MARIA DA LUZ. PROFESSORES DE ALFABETIZAÇÃO DIGITAL DOS 2º E 3º CICLOS DAS ESCOLAS DO CONDADO DE VISEU (PORTUGAL). Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230003.  Epub 05-Dez-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230003.

Neste artigo procuramos perceber como os docentes do ensino básico (5º ao 9º ano) do Município de Viseu (Portugal) conduziram seu treinamento em tecnologias da informação e comunicação. Este artigo é parte de um estudo maior realizado em 2012 e 2013. Para termos uma ideia clara sobre habilidades em tecnologias da informação e comunicação, foram aplicados um questionário, realizadas entrevistas e conduzidos grupos individuais e de foco usando um conjunto de docentes selecionados. Para uma análise longitudinal da evolução dessas competências ao longo do tempo, fizemos a comparação dos resultados desse estudo com estudos elaborados anteriormente, particularmente com o realizado por Jacinta Paiva, em 2002, e observamos quão evoluídos são os indicadores. Concluímos que a formação em tecnologias da informação e comunicação, como regra geral, não aparece na formação inicial dos docentes e é frequentemente realizada à custa de auto-treinamento, com apoio de amigos e colegas e ainda no âmbito dos centros de formação. Por outro lado, constata-se que houve uma melhoria significativa quanto ao número de docentes submetidos a treinamento em tecnologias da informação e comunicação.

Palavras-chave : formação de professores; competências TIC; literacia digital; TIC.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )