SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Digital literacy teachers of the 2nd and 3rd cycles of Viseu (Portugal) County schoolsDIVERSITY, MANAGEMENT MODELS AND INITIAL TEACHER TRAINING: TRAINING CHALLENGES FROM THE PERSPECTIVE OF SOCIAL JUSTICE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SILVA, ADRIANO LARENTES DA. O ensino por competências no México e o papel dos organismos internacionais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230004.  Epub Dec 05, 2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230004.

Este trabalho analisa a implantação do ensino por competências no México e a participação nesse processo de organismos internacionais como Banco Mundial, Organização Internacional do Trabalho, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos. Baseia-se em pesquisa de campo realizada no México no Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica e busca mostrar que os vínculos entre os governos, representantes do capital, organismos internacionais e instituições de ensino vêm construindo uma rede internacional de formação de força de trabalho, tendo como principal referência padrões nacionais e internacionais baseados em competências. Nesse processo, instituições como o Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica convertem-se em verdadeiros laboratórios internacionais para a adaptação e a chamada tropicalização desses modelos educativos às realidades locais, servindo posteriormente também como seus multiplicadores para outros países e instituições educativas.

Keywords : competências; organismos internacionais; educação e trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )