SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23PROFESORES DE ALFABETIZACIÓN DIGITAL DEL SEGUNDO Y TERCERO CICLOS DE LAS ESCUELAS DEL CONDADO DE VISEU (PORTUGAL)Diversidad, modelos de gestión y formación inicial docente: desafíos formativos desde una perspectiva de justicia social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SILVA, ADRIANO LARENTES DA. O ensino por competências no México e o papel dos organismos internacionais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230004.  Epub 05-Dic-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230004.

Este trabalho analisa a implantação do ensino por competências no México e a participação nesse processo de organismos internacionais como Banco Mundial, Organização Internacional do Trabalho, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos. Baseia-se em pesquisa de campo realizada no México no Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica e busca mostrar que os vínculos entre os governos, representantes do capital, organismos internacionais e instituições de ensino vêm construindo uma rede internacional de formação de força de trabalho, tendo como principal referência padrões nacionais e internacionais baseados em competências. Nesse processo, instituições como o Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica convertem-se em verdadeiros laboratórios internacionais para a adaptação e a chamada tropicalização desses modelos educativos às realidades locais, servindo posteriormente também como seus multiplicadores para outros países e instituições educativas.

Palabras clave : competências; organismos internacionais; educação e trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )