SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23PROFESSORES DE ALFABETIZAÇÃO DIGITAL DOS 2º E 3º CICLOS DAS ESCOLAS DO CONDADO DE VISEU (PORTUGAL)DIVERSIDADE, MODELOS DE GESTÃO E FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: DESAFIOS DE FORMAÇÃO COM BASE EM UMA PERSPECTIVA DE JUSTIÇA SOCIAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SILVA, ADRIANO LARENTES DA. O ensino por competências no México e o papel dos organismos internacionais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230004.  Epub 05-Dez-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230004.

Este trabalho analisa a implantação do ensino por competências no México e a participação nesse processo de organismos internacionais como Banco Mundial, Organização Internacional do Trabalho, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos. Baseia-se em pesquisa de campo realizada no México no Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica e busca mostrar que os vínculos entre os governos, representantes do capital, organismos internacionais e instituições de ensino vêm construindo uma rede internacional de formação de força de trabalho, tendo como principal referência padrões nacionais e internacionais baseados em competências. Nesse processo, instituições como o Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica convertem-se em verdadeiros laboratórios internacionais para a adaptação e a chamada tropicalização desses modelos educativos às realidades locais, servindo posteriormente também como seus multiplicadores para outros países e instituições educativas.

Palavras-chave : competências; organismos internacionais; educação e trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )