SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23DIVERSITY, MANAGEMENT MODELS AND INITIAL TEACHER TRAINING: TRAINING CHALLENGES FROM THE PERSPECTIVE OF SOCIAL JUSTICESCHOOL CHOICE AS A SOCIOLOGICAL ISSUE. A LITERATURE REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

RAMOS, FRANCICLEO CASTRO. Socialização e cultura escolar no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230006.  Epub Dec 05, 2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230006.

O artigo faz uma reflexão sobre a ampliação da escola para as classes populares no Brasil com o objetivo de responder às perguntas sobre os aspectos institucionais da escola pública brasileira e sobre sua capacidade de ensinar e educar para uma sociedade democrática: Qual tem sido o sentido da escola pública brasileira? Ela tem criado um ambiente capaz de ensinar e educar para uma sociedade democrática? Após destacar o papel do Estado no processo de afirmação da socialização escolar e na tarefa de realizar reformas sociais importantes e, posteriormente, apontar as mudanças na natureza da escola, o artigo conclui que o lento processo de democratização do ensino e a fragilização pela qual passou a sua constituição se revelam mais assustadoramente perigosos na possibilidade de não conseguir criar uma cultura escolar que estabeleça condições adequadas para valorizar as características individuais e sociais dos alunos na aprendizagem.

Keywords : socialização escolar; cultura escolar; classes populares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )