SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Diversidad, modelos de gestión y formación inicial docente: desafíos formativos desde una perspectiva de justicia socialLa elección de escuela como fenómeno sociológico. Una revisión de literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

RAMOS, FRANCICLEO CASTRO. Socialização e cultura escolar no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230006.  Epub 05-Dic-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230006.

O artigo faz uma reflexão sobre a ampliação da escola para as classes populares no Brasil com o objetivo de responder às perguntas sobre os aspectos institucionais da escola pública brasileira e sobre sua capacidade de ensinar e educar para uma sociedade democrática: Qual tem sido o sentido da escola pública brasileira? Ela tem criado um ambiente capaz de ensinar e educar para uma sociedade democrática? Após destacar o papel do Estado no processo de afirmação da socialização escolar e na tarefa de realizar reformas sociais importantes e, posteriormente, apontar as mudanças na natureza da escola, o artigo conclui que o lento processo de democratização do ensino e a fragilização pela qual passou a sua constituição se revelam mais assustadoramente perigosos na possibilidade de não conseguir criar uma cultura escolar que estabeleça condições adequadas para valorizar as características individuais e sociais dos alunos na aprendizagem.

Palabras clave : socialização escolar; cultura escolar; classes populares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )