SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23SOCIALIZACIÓN Y CULTURA ESCOLAR EN BRASILLA GESTIÓN DEMOCRÁTICA DE LA EDUCACIÓN BÁSICA EN EL MARCO DEL PLAN DE ACCIONES ARTICULADAS MUNICIPAL: TENSIONES Y TENDENCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ORELLANA, VÍCTOR; CAVIEDES, SEBASTIÁN; BELLEI, CRISTIÁN  y  CONTRERAS, MARIANA. A ESCOLHA DA ESCOLA COMO FENÔMENO SOCIOLÓGICO. UMA REVISÃO DE LITERATURA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230007.  Epub 05-Dic-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230007.

O artigo apresenta e interpreta os resultados de uma revisão de literatura sobre a investigação sociológica qualitativa (incluindo estudos mistos) acerca dos processos de eleição da escola por parte das famílias. O principal achado desse campo foi o estabelecimento da estreita ligação entre a eleição da escola e a estrutura de classes, especialmente para o caso das classes médias, que encontram nessa eleição um veículo de separação dos setores populares. Esse fenômeno é discutido como parte de um processo mais geral de constituição de novas classes médias e da reestruturação dos sistemas educacionais, especialmente por meio de reformas de mercado na educação. O artigo conclui enunciando alguns desafios para o estudo da eleição da escola na América Latina, reconhecendo que se trata de um assunto com crescimento relevante, porém escassamente investigado na região.

Palabras clave : eleição da escola; mercado educacional; segregação escolar; classes medias; pós-estado de bem-estar social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )