SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23SCHOOL CHOICE AS A SOCIOLOGICAL ISSUE. A LITERATURE REVIEWTeachers’ readings: The circulation of ideas about art and education in Paraná, Brazil, in the 1960s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

BATISTA, NEUSA CHAVES. A gestão democrática da educação básica no âmbito do plano de ações articuladas municipal: tensões e tendências. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230008.  Epub Jan 12, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230008.

O artigo analisa a implementação da política nacional Plano de Ações Articuladas no estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma política pública, iniciada em 2007, com a finalidade de articular ações educacionais entre a União e os municípios com vistas à melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem nas municipalidades. No ordenamento legal, cabe à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas; já a gestão democrática da educação é princípio para a autonomia dos sistemas municipais de ensino. Na análise identificam-se as tensões na relação entre União e municípios com base no exame das situações e tendências dos indicadores da área gestão democrática e desenvolvimento dos sistemas de ensino. O estudo aponta que as ações e subações planejadas para essa área entre municípios (secretarias municipais de educação) e União (Ministério da Educação) ainda são frágeis no que tange ao seu cumprimento por ambas às partes comprometidas.

Keywords : gestão democrática; política PAR; educação municipal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )