SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23La elección de escuela como fenómeno sociológico. Una revisión de literaturaLECTURA DE LOS MAESTROS: LA CIRCULACIÓN DE IDEAS SOBRE ARTE Y EDUCACIÓN EN PARANÁ EN LA DÉCADA DE 1960 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

BATISTA, NEUSA CHAVES. A gestão democrática da educação básica no âmbito do plano de ações articuladas municipal: tensões e tendências. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230008.  Epub 12-Ene-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230008.

O artigo analisa a implementação da política nacional Plano de Ações Articuladas no estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma política pública, iniciada em 2007, com a finalidade de articular ações educacionais entre a União e os municípios com vistas à melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem nas municipalidades. No ordenamento legal, cabe à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas; já a gestão democrática da educação é princípio para a autonomia dos sistemas municipais de ensino. Na análise identificam-se as tensões na relação entre União e municípios com base no exame das situações e tendências dos indicadores da área gestão democrática e desenvolvimento dos sistemas de ensino. O estudo aponta que as ações e subações planejadas para essa área entre municípios (secretarias municipais de educação) e União (Ministério da Educação) ainda são frágeis no que tange ao seu cumprimento por ambas às partes comprometidas.

Palabras clave : gestão democrática; política PAR; educação municipal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )