SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Teachers’ readings: The circulation of ideas about art and education in Paraná, Brazil, in the 1960sPUBLIC SCHOOL LEADERS’ MANAGEMENT PRACTICES IN CHILE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MINTO, LALO WATANABE. Educação superior no PNE (2014-2024): apontamentos sobre as relações público-privadas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230011.  Epub Jan 12, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230011.

O artigo trata de alguns aspectos relevantes para uma compreensão do Plano Nacional de Educação, naquilo que se refere aos conflitos entre os setores público e privado no ensino superior. Adota-se como procedimento a análise do texto final da lei em foco e de seu anexo. Público e privado não são tomados como esferas autônomas e predeterminadas, mas examinados em virtude dos conflitos sociais, políticos e econômicos que, no âmbito do ensino superior, expressam disputas em torno de interesses de classe e de visões de mundo antagônicas. Nesse sentido, aponta-se que, a despeito das resistências e mobilizações possíveis durante conferências municipais, estaduais e nacional, no conteúdo do novo Plano Nacional de Educação prevalecem os interesses privados no ensino superior, conforme tendências consolidadas sobretudo nas últimas duas décadas.

Keywords : Plano Nacional de Educação; ensino superior; público-privado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )