SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23LECTURA DE LOS MAESTROS: LA CIRCULACIÓN DE IDEAS SOBRE ARTE Y EDUCACIÓN EN PARANÁ EN LA DÉCADA DE 1960Prácticas de gestión de los equipos directivos de escuelas públicas chilenas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MINTO, LALO WATANABE. Educação superior no PNE (2014-2024): apontamentos sobre as relações público-privadas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230011.  Epub 12-Ene-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230011.

O artigo trata de alguns aspectos relevantes para uma compreensão do Plano Nacional de Educação, naquilo que se refere aos conflitos entre os setores público e privado no ensino superior. Adota-se como procedimento a análise do texto final da lei em foco e de seu anexo. Público e privado não são tomados como esferas autônomas e predeterminadas, mas examinados em virtude dos conflitos sociais, políticos e econômicos que, no âmbito do ensino superior, expressam disputas em torno de interesses de classe e de visões de mundo antagônicas. Nesse sentido, aponta-se que, a despeito das resistências e mobilizações possíveis durante conferências municipais, estaduais e nacional, no conteúdo do novo Plano Nacional de Educação prevalecem os interesses privados no ensino superior, conforme tendências consolidadas sobretudo nas últimas duas décadas.

Palabras clave : Plano Nacional de Educação; ensino superior; público-privado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )