SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Prácticas de gestión de los equipos directivos de escuelas públicas chilenasDE ESCUELA, LIDERAZGO DEL DIRECTOR Y RESULTADOS EDUCATIVOS EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

NASCIMENTO, CLARICE ANTUNES DO. Do governo dos homens... e das almas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230014.  Epub 12-Ene-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230014.

O artigo contempla discussões acerca de um programa de governo que visa à participação da sociedade nas ações e decisões governamentais, estimulando iniciativas de caráter voluntário, solidário e colaborativo. Mais que isso, visa à produção de sujeitos empreendedores e proativos, inseridos numa lógica econômico-solidária que parece ter como objetivo a responsabilização dos sujeitos. Com base nas teorias de Foucault, problematiza-se a hipótese de o Estado estar assumindo um papel compreendido como da Escola - o de educador -, na medida em que se utiliza de estratégias que atuam pedagogicamente sobre os indivíduos, produzindo subjetividades. E cogita-se a emergência de um Estado-coach, que assume o papel de estimular as pessoas a alavancarem melhores resultados. Conforme Wolk (2008), o papel do coach é capacitar os outros para que possam obter o máximo de rendimento de suas competências e habilidades.

Palabras clave : educação; Michel Foucault; Estado-coach; governamentalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )