SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23OF THE GOVERNMENT OF MEN... AND SOULSSPECIALIZED EDUCATIONAL ASSISTANCE: PLANNING AND USE OF PEDAGOGICAL RESOURCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

OLIVEIRA, ANA CRISTINA PRADO DE  and  CARVALHO, CYNTHIA PAES DE. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230015.  Epub Jan 12, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230015.

Este estudo ressalta a relação entre um fator intraescolar - a liderança do diretor (percebida pelos professores da escola) - e um fator extraescolar - as políticas de provimento do cargo de direção da escola - com os resultados acadêmicos dos alunos. Utilizando-se dos dados das edições de 2007, 2009 e 2011 da Prova Brasil, o estudo, de natureza quantitativa, inicialmente descreve o perfil dos diretores das escolas avaliadas somente no 5º ano do ensino fundamental. O trabalho envolveu a criação do índice de liderança do diretor por meio da análise fatorial e da variável indicativa do provimento de cargo do diretor. Por fim, desenvolveu-se uma regressão linear buscando relacionar essas variáveis ao desempenho dos alunos do 5º ano (proficiência média em matemática na Prova Brasil). Foi possível verificar que, quando controlado o nível socioeconômico dos alunos, os fatores intraescolar e extraescolar analisados possuem associações estatisticamente significativas com os resultados dos alunos do 5º ano.

Keywords : gestão escolar; liderança; direção; Prova Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )