SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Public school management, leadership, and educational results in BrazilA MODEL FOR UNDERSTANDING SCHOOL ASSESSMENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SEABRA JUNIOR, MANOEL OSMAR  and  LACERDA, LONISE CAROLINE ZENGO DE. Atendimento Educacional Especializado: planejamento e uso do recurso pedagógico. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230016.  Epub Jan 12, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230016.

Analisar as contingências a que o professor do Atendimento Educacional Especializado está submetido ao realizar o desenvolvimento e aplicação dos recursos pedagógicos necessários aos estudantes da sala de recurso multifuncional foi o objetivo desta investigação. Utilizou-se roteiro de entrevista semiestruturada seguido por análise de conteúdo. Como base para a entrevista e escopo teórico, recorreu-se a um fluxograma com etapas para o desenvolvimento de recursos de tecnologia assistiva. Os resultados demonstraram que os professores realizam as etapas propostas pelo fluxograma, porém não se exaurem nelas, manifestando na prática docente preocupações em diferentes áreas, como o trabalho colaborativo, a invisibilidade do recurso de tecnologia assistiva, constante compreensão do universo do aluno e, principalmente, o acompanhamento do uso de recursos no ambiente escolar. Apresenta-se na conjuntura de ações convergência de conhecimentos teóricos, da práxis e da contextualização com a realidade.

Keywords : tecnologia assistiva; recurso pedagógico; sala de recurso multifuncional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )