SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23DE ESCUELA, LIDERAZGO DEL DIRECTOR Y RESULTADOS EDUCATIVOS EN BRASILUN TIPO PARA ENTENDER LA EVALUACIÓN DE LA ESCUELAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SEABRA JUNIOR, MANOEL OSMAR  y  LACERDA, LONISE CAROLINE ZENGO DE. Atendimento Educacional Especializado: planejamento e uso do recurso pedagógico. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230016.  Epub 12-Ene-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230016.

Analisar as contingências a que o professor do Atendimento Educacional Especializado está submetido ao realizar o desenvolvimento e aplicação dos recursos pedagógicos necessários aos estudantes da sala de recurso multifuncional foi o objetivo desta investigação. Utilizou-se roteiro de entrevista semiestruturada seguido por análise de conteúdo. Como base para a entrevista e escopo teórico, recorreu-se a um fluxograma com etapas para o desenvolvimento de recursos de tecnologia assistiva. Os resultados demonstraram que os professores realizam as etapas propostas pelo fluxograma, porém não se exaurem nelas, manifestando na prática docente preocupações em diferentes áreas, como o trabalho colaborativo, a invisibilidade do recurso de tecnologia assistiva, constante compreensão do universo do aluno e, principalmente, o acompanhamento do uso de recursos no ambiente escolar. Apresenta-se na conjuntura de ações convergência de conhecimentos teóricos, da práxis e da contextualização com a realidade.

Palabras clave : tecnologia assistiva; recurso pedagógico; sala de recurso multifuncional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )