SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23UN TIPO PARA ENTENDER LA EVALUACIÓN DE LA ESCUELASEL PAPEL Y EL LUGAR DE LA DIDÁCTICA ESPECÍFICA EN LA FORMACIÓN INICIAL DEL PROFESOR DE MATEMÁTICAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CHAVES, DENISE RAISSA LOBATO  y  SOUZA, MAURICIO RODRIGUES DE. Bullying e preconceito: a atualidade da barbárie. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230019.  Epub 26-Mar-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230019.

Entre os tipos de violência que ocorrem no contexto escolar, destaca-se o bullying. Esse fenômeno é composto de violência física e psicológica realizadas intencionalmente contra um indivíduo específico considerado frágil e inferior pelo agressor. Assim, o bullying proporciona consequências negativas de curto e longo prazo a todos os envolvidos e apresenta-se potencialmente relacionado à negação e não aceitação do outro. Diante disso, esta pesquisa, de cunho teórico, objetiva analisar as limitações conceituais do bullying. E, para tal, utiliza como principal referência a teoria crítica da sociedade - mais especificamente as ideias de Theodor Adorno e Max Horkheimer sobre educação, emancipação e preconceito. Em conclusão, denuncia a naturalização do bullying e a alienação ao conceito, revelando-o como uma nova forma de barbárie que perdura nos dias de hoje.

Palabras clave : bullying; preconceito; barbárie.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )