SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23BULLYING AND PREJUDICE: THE CURRENTNESS OF BARBARISMTEACHING IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: AN ANALYSIS OF MUNICIPAL SYSTEMS IN SANTA CATARINA CONTEXT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

OLIVEIRA, ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE  and  FIORENTINI, DARIO. O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática*. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230020.  Epub Mar 26, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230020.

Neste artigo trazemos para debate questões acerca da formação inicial de professores de matemática valendo-nos de uma pesquisa que objetivou conhecer, analisar, interpretar e descrever o pensamento, os saberes e as práticas que vêm sendo mobilizados, produzidos e desenvolvidos pelos formadores de professores que atuam na disciplina de didática especial de matemática em cursos de licenciatura em matemática. Visamos interpretar, analisar e compreender a natureza do conhecimento que tem sido privilegiado na(s) disciplina(s), sua importância e relação com a prática de ensinar e aprender matemática nas escolas. Entrevistamos dez formadores atuantes nessa disciplina. Priorizamos no texto o que conhecemos de suas práticas formativas, do seu pensamento acerca da importância da disciplina didática especial, destacando as (in)diferenciações entre as disciplinas didático-pedagógicas; seu lugar curricular no curso; as concepções e práticas formativas privilegiadas na disciplina e no curso.

Keywords : didática especial; formação inicial; licenciatura em matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )