SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Bullying e preconceito: a atualidade da barbárieDocência na educação infantil: uma análise das redes municipais no contexto catarinense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

OLIVEIRA, ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE  e  FIORENTINI, DARIO. O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática*. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230020.  Epub 26-Mar-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230020.

Neste artigo trazemos para debate questões acerca da formação inicial de professores de matemática valendo-nos de uma pesquisa que objetivou conhecer, analisar, interpretar e descrever o pensamento, os saberes e as práticas que vêm sendo mobilizados, produzidos e desenvolvidos pelos formadores de professores que atuam na disciplina de didática especial de matemática em cursos de licenciatura em matemática. Visamos interpretar, analisar e compreender a natureza do conhecimento que tem sido privilegiado na(s) disciplina(s), sua importância e relação com a prática de ensinar e aprender matemática nas escolas. Entrevistamos dez formadores atuantes nessa disciplina. Priorizamos no texto o que conhecemos de suas práticas formativas, do seu pensamento acerca da importância da disciplina didática especial, destacando as (in)diferenciações entre as disciplinas didático-pedagógicas; seu lugar curricular no curso; as concepções e práticas formativas privilegiadas na disciplina e no curso.

Palavras-chave : didática especial; formação inicial; licenciatura em matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )