SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23THE ROLE AND PLACE OF SPECIFIC DIDACTIS IN THE INITIAL FORMATION OF MATHEMATICS TEACHERSTHE LESBIANISM AS PRODUCTION ART OF ONESELF AND THEIR INTERFACES IN THE CURRICULUM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

BUSS-SIMAO, MÁRCIA  and  ROCHA, ELOISA ACIRES CANDAL. Docência na educação infantil: uma análise das redes municipais no contexto catarinense. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230021.  Epub Mar 26, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230021.

O artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou contribuir com o conhecimento das configurações recentes das redes municipais de ensino e delinear o perfil da formação de seus profissionais em Santa Catarina, com maior abrangência sobre a educação infantil. Os dados foram recolhidos no ano de 2012 por meio de questionário enviado para 20% do total de 293 municípios do estado de Santa Catarina e, apesar dos limites concernentes ao processo de recolha de dados, houve um retorno de 32 questionários. Para este artigo, as análises centram-se nos processos de ingresso e carreira: formação mínima exigida, plano de carreira e acesso ao magistério, vínculo empregatício, situação funcional, carga horária e piso salarial dos profissionais (professores, auxiliares e diretores).

Keywords : educação infantil; docência; redes municipais; Santa Catarina.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )