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Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
BUSS-SIMAO, MÁRCIA y ROCHA, ELOISA ACIRES CANDAL. Docência na educação infantil: uma análise das redes municipais no contexto catarinense. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230021. Epub 26-Mar-2018. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230021.
O artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou contribuir com o conhecimento das configurações recentes das redes municipais de ensino e delinear o perfil da formação de seus profissionais em Santa Catarina, com maior abrangência sobre a educação infantil. Os dados foram recolhidos no ano de 2012 por meio de questionário enviado para 20% do total de 293 municípios do estado de Santa Catarina e, apesar dos limites concernentes ao processo de recolha de dados, houve um retorno de 32 questionários. Para este artigo, as análises centram-se nos processos de ingresso e carreira: formação mínima exigida, plano de carreira e acesso ao magistério, vínculo empregatício, situação funcional, carga horária e piso salarial dos profissionais (professores, auxiliares e diretores).
Palabras clave : educação infantil; docência; redes municipais; Santa Catarina.