SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23THE LESBIANISM AS PRODUCTION ART OF ONESELF AND THEIR INTERFACES IN THE CURRICULUMTHE YOUTH FROM LABOR CLASS SECTORS AND THE SIGNIFICANCE OF SECONDARY SCHOOL. THE INFLUENCE OF WORKING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SILVEIRA, LEONARDO CIVINELLI TORNEL DA. AUMENTO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA ESTUDANTES DE BAIXA RENDA: UM ESTUDO DE CASO BRASILEIRO (1990-2016). Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230023.  Epub Mar 26, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230023.

O artigo analisa as amplas políticas de acesso implementadas no Brasil na década de 1990 e em 2016. Ele cita e avalia as diferentes estratégias usadas pelo governo, tais como empréstimos estudantis, cotas baseadas em necessidade e etnia. Em um contexto de setor altamente privatizado, no qual instituições de ensino superior com fins lucrativos representam a maioria das instituições de ensino existentes no Brasil, os resultados apresentam um crescimento relativo no acesso à educação superior baseado na integração da população de diversas etnias e com necessidades. No entanto, também apresenta alguns objetivos que não foram alcançados como o governo tinha planejado (especialmente no aumento da participação de ensino superior em outras regiões além do Sul e Sudeste do país). O artigo também reforça a necessidade de mais pesquisas para avaliar as influências do ensino superior na vida dos alunos e egressos. O artigo utiliza fontes governamentais e publicamente disponíveis para analisar a estratégia ao longo do tempo.

Keywords : inclusão; ampliação da participação no ensino superior; privatização.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )