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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SILVEIRA, LEONARDO CIVINELLI TORNEL DA. AUMENTO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA ESTUDANTES DE BAIXA RENDA: UM ESTUDO DE CASO BRASILEIRO (1990-2016). Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230023.  Epub 26-Mar-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230023.

O artigo analisa as amplas políticas de acesso implementadas no Brasil na década de 1990 e em 2016. Ele cita e avalia as diferentes estratégias usadas pelo governo, tais como empréstimos estudantis, cotas baseadas em necessidade e etnia. Em um contexto de setor altamente privatizado, no qual instituições de ensino superior com fins lucrativos representam a maioria das instituições de ensino existentes no Brasil, os resultados apresentam um crescimento relativo no acesso à educação superior baseado na integração da população de diversas etnias e com necessidades. No entanto, também apresenta alguns objetivos que não foram alcançados como o governo tinha planejado (especialmente no aumento da participação de ensino superior em outras regiões além do Sul e Sudeste do país). O artigo também reforça a necessidade de mais pesquisas para avaliar as influências do ensino superior na vida dos alunos e egressos. O artigo utiliza fontes governamentais e publicamente disponíveis para analisar a estratégia ao longo do tempo.

Palabras clave : inclusão; ampliação da participação no ensino superior; privatização.

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