SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23AUMENTO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA ESTUDANTES DE BAIXA RENDA: UM ESTUDO DE CASO BRASILEIRO (1990-2016)O professor e a autoria em tempos de cibercultura: a rede da criação dos atos de currículo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CARBONARI, FRANCO. JUVENTUDE POPULAR E SENTIDOS EM SETORES E ESCOLA SECUNDÁRIA. A INFLUÊNCIA DO TRABALHO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230025.  Epub 23-Abr-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230025.

Este artigo divulga resultados parciais de um estudo cuja questão central é expressa na pergunta sobre os sentidos que jovens de setores populares constroem em torno da escola secundária, interrogando mais detalhadamente sobre a incidência do trabalho nessa direção. Concentra suas perguntas em jovem cuja ligação com o ensino secundário e o trabalho oferece diferentes aspectos: os que estudam e trabalham, os que estudam e não trabalham, os que trabalham e não estudam, os que não trabalham nem estudam, tanto nas instâncias formais como não formais. Fundamentado em uma metodologia que articula o qualitativo e o quantitativo, recorre-se à técnica de entrevista semiestruturada com a intenção de aprofundar a análise. Assim, com base na história dos atores, são estabelecidas ligações com as categorias de análise e estatísticas derivadas de várias fontes secundárias.

Palavras-chave : sentidos; escola secundária; juventude; trabalho.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )