SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23JUVENTUDE POPULAR E SENTIDOS EM SETORES E ESCOLA SECUNDÁRIA. A INFLUÊNCIA DO TRABALHOA reviravolta discursiva da Libras na educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

VELOSO, MARISTELA MIDLEJ SILVA DE ARAUJO  e  BONILLA, MARIA HELENA SILVEIRA. O professor e a autoria em tempos de cibercultura: a rede da criação dos atos de currículo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230026.  Epub 23-Abr-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230026.

O trabalho tem por finalidade destacar a autoria docente na criação de atos de currículo condizentes com o contexto da cibercultura no cotidiano escolar. O estudo foi subsidiado pela abordagem da complexidade e pela metodologia da ­pesquisa-formação, articuladas com os princípios teóricos de formação de professores na cibercultura. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual e contou com a colaboração de três professoras. Foram analisadas as práticas pedagógicas dessas professoras em diferentes espaçostempos da escola, suas narrativas e os documentos de processo. O foco do artigo voltou-se para os processos de criação. Os resultados revelaram que a autoria/criação do professor acontece em rede, na sua temporalidade específica e relacional, reconhecendo que a formação contribuiu para que as professoras percebessem a importância de articular as dimensões pedagógica e cultural no fazer docente, além da percepção de que o professor-autor está sempre aberto aos acasos, com atenção a tudo que se passa ao redor, nos espaços analógicos e nos digitais.

Palavras-chave : autoria do professor; cibercultura; redes da criação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )