Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
CARNIEL, FAGNER. A reviravolta discursiva da Libras na educação superior. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230027. Epub 23-Abr-2018. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230027.
O artigo analisa a recente inclusão da disciplina de língua brasileira de sinais (Libras) nos currículos das instituições de ensino superior do Paraná com o objetivo de discutir os seus principais sentidos e significados para a formação docente. Trata-se de uma investigação descritiva e exploratória que pretende apresentar um panorama regional do modo como a Libras está sendo organizada nesse estado para atender às exigências do decreto n. 5.626/2005. Para isso, serão apresentados os contextos políticos, intelectuais e pedagógicos que produziram a regulamentação do ensino da Libras na primeira década do século XXI, bem como seus impactos sobre a disseminação da surdez enquanto uma particularidade étnico-linguística passível de agenciamento e inclusão por parte das redes regulares de ensino.
Palabras clave : currículo; ensino superior; políticas linguísticas; sociologia da educação; surdez.