SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23THE DISCURSIVE TURN OF BRAZILIAN SIGN LANGUAGE IN HIGHER EDUCATIONMORAL EDUCATION IN SOUTH AMERICAN: A PEDAGOGICAL SYSTEM OF TRANSVERSALITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ZUBIZARRETA, ANA CASTRO; GARCIA-RUIZ, MARÍA ROSA  and  LOPEZ, PABLO MARAVER. IMPACTO DO ESTÁGIO EM CRENÇAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230028.  Epub Apr 23, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230028.

O pensamento dos professores é influenciado pela formação inicial, por características pessoais e pelo contexto em que opera, sendo a sua experiência prática crucial para que certas crenças sejam modificadas ao configurar sua identidade profissional docente. O impacto que o estágio pode ter na formação dos professores no que diz respeito às suas crenças sobre a relação família-escola é analisado. Para esse fim, um questionário foi aplicado a 203 estudantes espanhóis na fase de estágio profissional na formação de professores da educação infantil e ensino primário. Os resultados mostram que há mudanças substanciais na maneira de pensar após a experiência em escolas. Crenças sobre a importância da relação família-escola são reforçadas, bem como a importância da orientação e da ação tutorial, com os novos canais de comunicação presentes entre famílias e escola para interação sendo significativamente valorizados. As conclusões enfatizam a necessidade de se promover uma atitude crítica e reflexiva por parte dos professores em sua formação inicial.

Keywords : família; educação; crenças; participação professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )