SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23EL GIRO DISCURSIVO DE LA LENGUA BRASILEÑA DE SENALES EN LA EDUCACIÓN SUPERIOREducación moral en Sudamérica: un sistema pedagógico de transversalidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ZUBIZARRETA, ANA CASTRO; GARCIA-RUIZ, MARÍA ROSA  y  LOPEZ, PABLO MARAVER. IMPACTO DO ESTÁGIO EM CRENÇAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230028.  Epub 23-Abr-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230028.

O pensamento dos professores é influenciado pela formação inicial, por características pessoais e pelo contexto em que opera, sendo a sua experiência prática crucial para que certas crenças sejam modificadas ao configurar sua identidade profissional docente. O impacto que o estágio pode ter na formação dos professores no que diz respeito às suas crenças sobre a relação família-escola é analisado. Para esse fim, um questionário foi aplicado a 203 estudantes espanhóis na fase de estágio profissional na formação de professores da educação infantil e ensino primário. Os resultados mostram que há mudanças substanciais na maneira de pensar após a experiência em escolas. Crenças sobre a importância da relação família-escola são reforçadas, bem como a importância da orientação e da ação tutorial, com os novos canais de comunicação presentes entre famílias e escola para interação sendo significativamente valorizados. As conclusões enfatizam a necessidade de se promover uma atitude crítica e reflexiva por parte dos professores em sua formação inicial.

Palabras clave : família; educação; crenças; participação professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )