SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23PRACTICUM IMPACT ON THE BELIEFS OF PRESERVICE TEACHERS ABOUT FAMILY-SCHOOL RELATIONSHIPDISCRIMINATION AND HOMOPHOBIC VIOLENCE IN THE SCHOOL SYSTEM: PREVENTION, STRATEGIES, MANAGEMENT AND COMBAT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CRISTI, MIGUEL ANTONIO AHUMADA  and  GARCIA, XUS MARTÍN. EDUCAÇÃO MORAL NA AMÉRICA DO SUL: UM SISTEMA PEDAGÓGICO DE TRANSVERSALIDADE. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230029.  Epub Apr 23, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230029.

No presente artigo temos como objetivo, primeiramente, defender a tese de que a educação moral é a educação em si. Para isso, foi necessário compreender o que é a educação da moralidade, seus elementos constitutivos e sua relevância nos sistemas pedagógicos. Logo, explicar e comentar o estado da educação moral nos países do Cone Sul de América, região que optou por desenvolver a esfera ética da educação a partir do modelo transversal. Este artigo tem dois momentos: a construção de um discurso que nos permita chegar a um entendimento mais o menos acabado do tema e a descrição crítica do modelo transversal, que está muito presente nos países sul-americanos.

Keywords : educação moral; modelo transversal; América do Sul.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )