SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Impacto del practicum en las creencias de los maestros en formación sobre la relación familia-escuelaDiscriminación y violencia homofóbica en el sistema escolar: estrategias de prevención, manejo y combate índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CRISTI, MIGUEL ANTONIO AHUMADA  y  GARCIA, XUS MARTÍN. EDUCAÇÃO MORAL NA AMÉRICA DO SUL: UM SISTEMA PEDAGÓGICO DE TRANSVERSALIDADE. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230029.  Epub 23-Abr-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230029.

No presente artigo temos como objetivo, primeiramente, defender a tese de que a educação moral é a educação em si. Para isso, foi necessário compreender o que é a educação da moralidade, seus elementos constitutivos e sua relevância nos sistemas pedagógicos. Logo, explicar e comentar o estado da educação moral nos países do Cone Sul de América, região que optou por desenvolver a esfera ética da educação a partir do modelo transversal. Este artigo tem dois momentos: a construção de um discurso que nos permita chegar a um entendimento mais o menos acabado do tema e a descrição crítica do modelo transversal, que está muito presente nos países sul-americanos.

Palabras clave : educação moral; modelo transversal; América do Sul.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )