SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Inventory of didactic translation procedures: theory, practice, and research methodResearch in the field of education policy: theoretical and epistemological perspectives and the place of pluralism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ALMEIDA, NEIL FRANCO PEREIRA DE; AMANCIO, MÁRCIA HELENA; SANTOS, SÉRGIO PEREIRA DOS  and  SALES, LEYDIANE VITÓRIA. Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015). Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230033.  Epub June 07, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230033.

Nosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação.

Keywords : estado da arte; raça; etnia; educação; Revista Brasileira de Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )