SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23ESCOUTISMO Y DEPORTE: PROPUESTAS DE EDUCACIÓN DEL CUERPO EN RIO DE JANEIRO DE LOS AÑOS 1910-1920CUERPO, GÉNERO Y IMAGEN: DESAFIOS Y POSIBILIDADES A LOS ESTUDIOS FEMINISTAS EN EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SEPULVEDA, Juan Guillermo Mansilla; BILLEKE, Claudia Andrea Huaiquián  y  MENARES, Gabriel Alfonso de Dios Pozo. INFÂNCIA MAPUCHE ENCARCERADA: INTERNOS DE ESCOLAS-MISSÕES NA ARAUCÂNIA, CHILE (1900-1935). Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230046.  Epub 28-Ago-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230046.

Este artigo examina o funcionamento de internatos para crianças no território de Araucânia, Chile, administrados por missionários capuchinhos entre 1900 e 1935, período no qual se consolidou a política reducional do povo Mapuche exercida pelo Estado do Chile. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa descritiva, com delineamento historiográfico, que a partir da triangulação metodológica permitiu encontrar as seguintes categorias: choque de culturas chinelização/evangelização/mundo Mapuche em internato; crianças Mapuche separadas por gênero; infância Mapuche regulamentada com a formalização de rotinas e visitas controladas aos internatos para as famílias; a justificação ideológica/presença do internato; perda do mapudungun, idioma Mapuche; e agentes de vigilância e controle. Os resultados podem ajudar a promover o interesse em estudar um campo inexplorado de pesquisa educacional na América Latina: o papel pedagógico das escolas em sistema de internato em contextos de relações interétnicas.

Palabras clave : internato; valores culturais; infância Mapuche; escolas-missões; monitoramento e controle.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )