SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Escotismo e esporte: propostas de educação do corpo no Rio de Janeiro dos anos 1910-1920Corpo, gênero e imagem: desafios e possibilidades aos estudos feministas em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SEPULVEDA, Juan Guillermo Mansilla; BILLEKE, Claudia Andrea Huaiquián  e  MENARES, Gabriel Alfonso de Dios Pozo. INFÂNCIA MAPUCHE ENCARCERADA: INTERNOS DE ESCOLAS-MISSÕES NA ARAUCÂNIA, CHILE (1900-1935). Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230046.  Epub 28-Ago-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230046.

Este artigo examina o funcionamento de internatos para crianças no território de Araucânia, Chile, administrados por missionários capuchinhos entre 1900 e 1935, período no qual se consolidou a política reducional do povo Mapuche exercida pelo Estado do Chile. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa descritiva, com delineamento historiográfico, que a partir da triangulação metodológica permitiu encontrar as seguintes categorias: choque de culturas chinelização/evangelização/mundo Mapuche em internato; crianças Mapuche separadas por gênero; infância Mapuche regulamentada com a formalização de rotinas e visitas controladas aos internatos para as famílias; a justificação ideológica/presença do internato; perda do mapudungun, idioma Mapuche; e agentes de vigilância e controle. Os resultados podem ajudar a promover o interesse em estudar um campo inexplorado de pesquisa educacional na América Latina: o papel pedagógico das escolas em sistema de internato em contextos de relações interétnicas.

Palavras-chave : internato; valores culturais; infância Mapuche; escolas-missões; monitoramento e controle.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )