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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SILVA, NILSON ROGÉRIO; BOLSONI-SILVA, ALESSANDRA TURINI  e  LOUREIRO, SONIA REGINA. Burnout e depressão em professores do ensino fundamental: um estudo correlacional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230048.  Epub 28-Ago-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230048.

Objetivou-se verificar a prevalência de burnout e depressão em professores do ensino fundamental e investigar possíveis correlações entre burnout, depressão, variáveis sociodemográficas e organizacionais. O estudo foi realizado em escolas públicas municipais e participaram 100 professoras do 2º ao 5º ano. Para a coleta de dados foram utilizados o Questionário Geral - Professores; o Inventário da Síndrome de Burnout - ISB; e o Questionário sobre Saúde do/da Paciente - PHQ-9, específico para identificação de depressão. As professoras tinham idade média de 41,95 anos (dp=9,91), a maioria (80%) era casada e trabalhava até 30 horas semanais (61%). Quanto ao burnout, foi identificada a prevalência de 29%, sendo constatado distanciamento emocional (40%), exaustão emocional (37%), desumanização (22%) e realização pessoal (11%). A depressão foi identificada em 23% dos professores, além de correlações positivas e fortes entre a depressão e as dimensões do burnout.

Palavras-chave : burnout; depressão; professores; ensino fundamental.

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