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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

BASILIO, Juliana Regina  y  ALMEIDA, Ana Maria Fonseca. Contratos de trabalho de professores e resultados escolares. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230049.  Epub 28-Ago-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230049.

Este artigo examina a relação entre condições de trabalho de professores e resultados escolares na rede estadual de ensino de São Paulo. Apoiando-se em documentos oficiais e dados ainda não explorados fornecidos pela Secretaria de Educação Estadual, o artigo indica, primeiro, o vínculo existente entre tipo de contrato e condições de trabalho. Em seguida, identifica o tipo de contrato mais prevalente em cada Diretoria Regional de Ensino (DRE) da rede estadual e estabelece a relação entre os tipos de contrato e o desempenho dos alunos, revelando, assim, a estrutura clivada dessa rede de ensino. Ao final, discutem-se as implicações teóricas e em termos de políticas públicas desses achados.

Palabras clave : educação básica; professores; condições de trabalho; contrato de trabalho; resultados escolares.

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