SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Teacher employment contracts and student performanceTHE BOND BETWEEN BODY, ETHIC AND AESTHETICS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MONDINI, VANESSA EDY DAGNONI  and  DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA. Gestão da retenção de alunos em cursos on-line sob a perspectiva da aceitação da tecnologia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230050.  Epub Aug 28, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230050.

A retenção em cursos on-line é reconhecidamente baixa. Neste texto objetiva-se avaliar a relação entre fatores de aceitação da tecnologia e a retenção de alunos nesta modalidade, tendo, para o efeito, sido usados a Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (UTAUT) e o Modelo de Fatores de Sucesso de Sistemas de Informação de DeLone e McLean (D&M). A pesquisa é descritiva, com abordagem quantitativa e análise pela técnica de modelagem de equações estruturais. Foram desenvolvidas seis hipóteses relacionando fatores tecnológicos à retenção e investigados alunos de cursos livres de contabilidade. Os resultados indicam que a relação entre a qualidade da informação e a retenção é a mais relevante entre as pesquisadas, seguida pela motivação hedônica e pela autoeficácia. Os achados contribuem para o entendimento dos gestores de que a retenção pode ser obtida especialmente a partir de investimentos na qualidade dos conteúdos disponibilizados, em sistemas com ambientes agradáveis e prazerosos de serem utilizados e em capacitações que tornem os usuários confiantes para o uso do sistema.

Keywords : gestão de cursos on-line; retenção de alunos; aceitação da tecnologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )