SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23ELACIONES ENTRE CONTRATOS DE TRABAJO DE DOCENTES DE EDUCACION BASICA Y RESULTADOS ESCOLARESEL ENLACE ENTRE CUERPO, ÉTICA Y ESTÉTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MONDINI, VANESSA EDY DAGNONI  y  DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA. Gestão da retenção de alunos em cursos on-line sob a perspectiva da aceitação da tecnologia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230050.  Epub 28-Ago-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230050.

A retenção em cursos on-line é reconhecidamente baixa. Neste texto objetiva-se avaliar a relação entre fatores de aceitação da tecnologia e a retenção de alunos nesta modalidade, tendo, para o efeito, sido usados a Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (UTAUT) e o Modelo de Fatores de Sucesso de Sistemas de Informação de DeLone e McLean (D&M). A pesquisa é descritiva, com abordagem quantitativa e análise pela técnica de modelagem de equações estruturais. Foram desenvolvidas seis hipóteses relacionando fatores tecnológicos à retenção e investigados alunos de cursos livres de contabilidade. Os resultados indicam que a relação entre a qualidade da informação e a retenção é a mais relevante entre as pesquisadas, seguida pela motivação hedônica e pela autoeficácia. Os achados contribuem para o entendimento dos gestores de que a retenção pode ser obtida especialmente a partir de investimentos na qualidade dos conteúdos disponibilizados, em sistemas com ambientes agradáveis e prazerosos de serem utilizados e em capacitações que tornem os usuários confiantes para o uso do sistema.

Palabras clave : gestão de cursos on-line; retenção de alunos; aceitação da tecnologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )