SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23STUDENT RETENTION MANAGEMENT IN ONLINE COURSES UNDER THE PERSPECTIVE OF THE ACCEPTANCE OF TECHNOLOGY“OVERNOMINATION” OF TEACHERS AT THE PUBLIC EDUCATION SYSTEM OF THE STATE OF MINAS GERAIS (REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MINAS GERAIS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

HERMANN, NADJA. O enlace entre corpo, ética e estética. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230051.  Epub Aug 28, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230051.

O ensaio investiga a relação entre o corpóreo e os afetos na ética, situando, num primeiro momento, o abandono do corpo e a desconsideração das emoções e dos sentimentos decorrentes do dualismo substancial (corpo-alma) presente na tradição platônica e cartesiana. Num segundo momento, apresenta a posição de Spinoza, que provoca uma reviravolta ao interpretar corpo e alma (ou mente) como uma unidade, projetando uma ética da afetividade, que leva em consideração as afecções do corpo. Por fim, a estética é introduzida numa relação de complementaridade à ética, enquanto uma dimensão capaz de atender às demandas geradas pela valorização do corpóreo e dos afetos no processo formativo. O estético tem condições de acionar os sentidos e a imaginação, de modo a promover um autoconhecimento, capaz de sensibilizar para novos princípios éticos.

Keywords : corpo; afetos; ética; estética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )