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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

AMORIM, Marina Alves; SALEJ, Ana Paula  y  BARREIROS, Brenda Borges Cambraia. Superdesignação de professores na rede estadual de ensino de Minas Gerais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230053.  Epub 11-Sep-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230053.

Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa sobre os professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Explorando o banco de dados da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, a pesquisa revelou quantos são os professores efetivos e contratados por tempo determinado nas escolas do estado de Minas Gerais e como os números de vínculos de trabalho oscilaram entre 2009 e 2014. Trata-se de informação aparentemente simples, mas de difícil acesso, o que a torna preciosa. O quadro de “superdesignação” relevado é, além de surpreendente, um problema grave na gestão da educação em Minas Gerais, que impacta na qualidade da educação pública e clama por um redirecionamento da ação do estado no campo educacional.

Palabras clave : professores; vínculo de trabalho; rede estadual de ensino de Minas Gerais.

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