Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X
Abstract
VELOSO, Geisa Magela; VEIGA, Cynthia Greive and PAIVA, Maria Aparecida. Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930). Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230054. Epub Sep 11, 2018. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230054.
O artigo tem por objetivo analisar apropriações dos princípios de socialização e individualização, discutindo incompreensões e temores produzidos no âmbito da Escola Normal Official de Montes Claros e postos em circulação por meio da imprensa local. A discussão situa-se no contexto da Escola Nova, cuja proposta de renovação não aconteceu de forma consensual, mas marcada por embates e conflitos. Constatou-se que os conflitos em torno dos princípios da individualização e da socialização geraram o temor à descristianização da sociedade e a entrada do comunismo pela via da escola.
Keywords : história cultural; Escola Nova; socialização; individualização.