SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educaçãoA figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

VELOSO, Geisa Magela; VEIGA, Cynthia Greive  e  PAIVA, Maria Aparecida. Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930). Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230054.  Epub 11-Set-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230054.

O artigo tem por objetivo analisar apropriações dos princípios de socialização e individualização, discutindo incompreensões e temores produzidos no âmbito da Escola Normal Official de Montes Claros e postos em circulação por meio da imprensa local. A discussão situa-se no contexto da Escola Nova, cuja proposta de renovação não aconteceu de forma consensual, mas marcada por embates e conflitos. Constatou-se que os conflitos em torno dos princípios da individualização e da socialização geraram o temor à descristianização da sociedade e a entrada do comunismo pela via da escola.

Palavras-chave : história cultural; Escola Nova; socialização; individualização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )