SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23NEW SCHOOL IN MONTES CLAROS: APPROPRIATION AND MEANINGS ATTRIBUTED TO INDIVIDUALIZATION AND SOCIALIZATION (1920-1930)THE INCORPORATION OF THE ACADEMICS TO THE UNIVERSITY VERACRUZANA: SOCIALIZATION AND AGENT’S STRATEGIES IN THE DISCIPLINES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TAUCHEN, Gionara  and  TREVISAN, Amarildo Luiz. A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativa. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230055.  Epub Sep 11, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230055.

Os estudos comparados em educação buscaram, historicamente, atender a diferentes preocupações e abordagens teóricas passando pela comparação das semelhanças e dessemelhanças entre os sistemas educativos nacionais, como estratégia para orientar as reformas educativas, até os estudos visando à produção de sentidos e de solidariedades simbólicas. Por isso, este artigo objetiva colocar em relevo os rastros históricos dos estudos comparados para contextualizar a evolução de suas discussões até o presente. O estudo, de natureza teórica, é referenciado na abordagem hemenêutico-reconstrutiva de Habermas. A atualidade da educação comparada revela que a compreensão científica tem exigido a investigação de contextos diversificados de modo que possa elucidar problemas comuns. Assim, entendemos que, ao se debruçar nos problemas educacionais, a educação comparada pode, por meio do discurso com o outro, encontrar caminhos cada vez mais adequados às nossas experiências no mundo vivido.

Keywords : educação comparada; aprendizagem comunicativa; discurso; hermenêutica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )