SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23THE OTHER IN COMPARATIVE EDUCATION: A COMMUNICATIVE EDUCATION PERSPECTIVEPOST-COLONIAL HORIZONS OF THE PEDAGOGY OF THE OPRESSED AND ITS CONTRIBUTIONS TO CURRICULAR STUDIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

GARCIA, Eréndira García  and  DOMINGUEZ, José Luis Suárez. A INCORPORAÇÃO DOS ACADÊMICOS À UNIVERSIDADE VERACRUZANA: SOCIALIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS DOS AGENTES NAS DISCIPLINAS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230059.  Epub Sep 11, 2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230059.

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa realizado em 2016 cujo objetivo foi conhecer as estratégias empregadas pelos acadêmicos para se incorporar à vida universitária. Os acadêmicos são agentes que têm construído um sentido prático resultante da socialização que obtiveram de sua posição quando estudantes em um campo disciplinar particular. O método comparativo é usado para saber o modo como cada disciplina constrói a sua própria simbologia, suas práticas e suas regras de jogo, definidas como o arcabouço da formulação estratégica dos acadêmicos.

Keywords : agentes; acadêmicos; incorporação; estratégias; disciplinas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )