SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23LA FIGURA DEL OTRO EN LA EDUCACIÓN COMPARADA: UNA PERSPECTIVA DE APRENDIZAJE COMUNICATIVOHORIZONTES POST-COLONIALES DE LA PEDAGOGÍA DEL OPRIMIDO Y SUS CONTRIBUCIONES PARA LOS ESTUDIOS CURRICULAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

GARCIA, Eréndira García  y  DOMINGUEZ, José Luis Suárez. A INCORPORAÇÃO DOS ACADÊMICOS À UNIVERSIDADE VERACRUZANA: SOCIALIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS DOS AGENTES NAS DISCIPLINAS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230059.  Epub 11-Sep-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230059.

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa realizado em 2016 cujo objetivo foi conhecer as estratégias empregadas pelos acadêmicos para se incorporar à vida universitária. Os acadêmicos são agentes que têm construído um sentido prático resultante da socialização que obtiveram de sua posição quando estudantes em um campo disciplinar particular. O método comparativo é usado para saber o modo como cada disciplina constrói a sua própria simbologia, suas práticas e suas regras de jogo, definidas como o arcabouço da formulação estratégica dos acadêmicos.

Palabras clave : agentes; acadêmicos; incorporação; estratégias; disciplinas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )