SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativaHorizontes pós-coloniais da Pedagogia do Oprimido e suas contribuições para os estudos curriculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

GARCIA, Eréndira García  e  DOMINGUEZ, José Luis Suárez. A INCORPORAÇÃO DOS ACADÊMICOS À UNIVERSIDADE VERACRUZANA: SOCIALIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS DOS AGENTES NAS DISCIPLINAS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230059.  Epub 11-Set-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230059.

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de pesquisa realizado em 2016 cujo objetivo foi conhecer as estratégias empregadas pelos acadêmicos para se incorporar à vida universitária. Os acadêmicos são agentes que têm construído um sentido prático resultante da socialização que obtiveram de sua posição quando estudantes em um campo disciplinar particular. O método comparativo é usado para saber o modo como cada disciplina constrói a sua própria simbologia, suas práticas e suas regras de jogo, definidas como o arcabouço da formulação estratégica dos acadêmicos.

Palavras-chave : agentes; acadêmicos; incorporação; estratégias; disciplinas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )