SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23HORIZONTES POST-COLONIALES DE LA PEDAGOGÍA DEL OPRIMIDO Y SUS CONTRIBUCIONES PARA LOS ESTUDIOS CURRICULARUNIVERSIDAD DEL PUEBLO (1946-1957) EDUCACIÓN DE ADULTOS Y DEMOCRATIZACIÓN DE LA SOCIEDAD EN PROYECTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE PASCHOAL LEMME índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

TRIPODI, Zara Figueiredo; DELGADO, Victor Maia Senna  y  RODRIGUES, Érica Castilho. Permeabilidade estatal e atores privados na oferta da educação infantil: o que dizem os Planos Municipais de Educação (2014-2024)?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230064.  Epub 11-Sep-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230064.

Apresentam-se resultados de pesquisa que buscou mapear tendências de modos de oferta de educação infantil, na etapa creche, explicitadas em Planos Municipais de Educação (PMEs), formulados e/ou reformulados em 2015, por determinação do art. 8º da lei n. 13.005/2014, que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) para a década de 2014-2024, bem como possíveis fatores explicativos para a modalidade de oferta. Os municípios foram selecionados por amostra estratificada aleatória. Foram utilizadas técnicas de estatística descritiva, análise de conteúdo e teste do qui-quadrado de modo a analisar os dados levantados. Os elementos trazidos com o estudo apontam para a dispersão da oferta para atores situados fora do aparelho de estado, permitindo afirmar que essa lógica tende a ser uma política permanente no país, com possíveis efeitos diferentes sobre a educação, a depender da natureza jurídica da entidade parceira, uma vez que está explicitada em Planos de Estado, não de governo.

Palabras clave : educação infantil; política educacional; planejamento; público-privado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )