SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23PERMEABILIDAD ESTATAL Y ACTORES PRIVADOS EN LA OFERTA DE EDUCACIÓN INFANTIL: ¿QUÉ DICEN LOS PLANES MUNICIPALES DE EDUCACIÓN (2014-2024)?INDICADORES EDUCATIVOS EN LA EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN BÁSICA Y POSIBLES IMPACTOS EN ESCUELAS SECUNDÁRIAS DEL MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

XAVIER, Cristiane Fernanda. Universidade do Povo (1946-1957) educação de adultos e democratização da sociedade no projeto político-pedagógico de Paschoal Lemme. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230057.  Epub 11-Sep-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230057.

Este artigo analisa o sentido e as motivações pelas quais Paschoal Lemme (1904-1997) relevou o papel da educação de adultos no processo de democratização da sociedade, evidenciando a reverberação das suas ideias na Universidade do Povo (UP). A partir do entrecruzamento de fontes - relatório, cartilhas e jornais de época, as Memórias de Lemme e parte da sua produção intelectual -, considero que o projeto de sociedade idealizado por Lemme inovou ao associar educação de adultos, participação política e melhoria das condições econômicas dos trabalhadores e que o modelo educativo da UP foi aquele que melhor traduziu as aspirações do Educador.

Palabras clave : Paschoal Lemme; Universidade do Povo; educação de adultos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )